XXIII Seminário Temático Internacional – GHEMAT-Brasil
Neste ano, a temática do evento será: “HISTÓRIAS TRANSNACIONAIS DA EDUCAÇÃO: produção, circulação e reapropriações de saberes”.
São aceitas propostas de comunicação relativas aos diferentes níveis de ensino: fundamental, médio e superior. Estas propostas devem incluir-se nos seguintes eixos:
Eixo 1 – História da Matemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores
Este eixo receberá trabalhos que envolvam pesquisas sobre História da Matemática em seus diferentes temas e concepções teórico-metodológicas. Incluem-se, ainda, estudos sobre o uso didático dos resultados de pesquisa para o ensino e formação de professores.
Eixo 2 – Etnomatemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores
Os trabalhos a serem recebidos neste eixo reúnem estudos que vêm sendo desenvolvidos no campo da Etnomatemática em diferentes perspectivas e concepções. Agrupam-se, ainda, pesquisas sobre a presença da Etnomatemática na sala de aula e na formação continuada de professores.
Eixo 3 – História da educação matemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores
Neste eixo as pesquisas irão considerar diferentes temas como: estudos sobre história do saber profissional do professor, história do currículo de matemática, estudos sobre livros didáticos e diferentes materiais ligados ao cotidiano escolar tomados como fontes de pesquisa.
- Inscrição gratuita aos associados do GHEMAT-Brasil adimplentes com anuidade 2025: abertas até a data do evento.
- Submissão de RESUMO EXPANDIDO: até 16 de fevereiro.
- Publicação da programação das sessões de comunicação/comentários das submissões aprovadas em seus respectivos eixos: até 05 de abril de 2025.
Para mais informações, acesse o site do evento por meio do seguinte link: https://23sti.ghemat-brasil.com.br/